quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Bolsonaristas ignoram a Justiça e seguem utilizando o X, suspenso no Brasil

 

Hamilton Mourão, Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli seguem ativos na plataforma, apesar da determinação do STF

Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados | Billy Boss/Câmara dos Deputados)

Mesmo após a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para suspender o acesso ao X (antigo Twitter) no Brasil, diversos parlamentares e personalidades alinhadas ao bolsonarismo continuam utilizando a plataforma, desafiando diretamente a ordem judicial, relata a Folha de S. Paulo. A decisão de Moraes, que foi apoiada pela Primeira Turma do STF, também prevê multas de R$ 50 mil para aqueles que utilizarem VPNs para contornar o bloqueio. No entanto, isso não tem inibido a presença de influentes figuras bolsonaristas no X.

Entre os políticos que permanecem ativos está o ex-vice-presidente e senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Na noite desta terça-feira (3), Mourão utilizou a rede social para criticar uma possível homenagem ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) durante o desfile de 7 de Setembro em Brasília. Outros senadores e deputados federais também seguem publicando conteúdos no X, mesmo com a suspensão em vigor.

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi um dos mais enfáticos ao desafiar a decisão. Em um post bilíngue, ele convocou seus seguidores para os atos de 7 de setembro. “Se estou fazendo este post, assumindo todos os riscos, é porque acredito que vale a pena lutar pela nossa liberdade e a de nossos filhos”, declarou. Ele fez questão de ressaltar que estava escrevendo diretamente do Brasil. Deputada pelo mesmo partido, Carla Zambelli também adotou um tom desafiador: "postando aqui, direto do X", disse.

Outras personalidades do campo bolsonarista, como o pastor e empresário Silas Malafaia, seguiram a mesma linha e mantiveram suas atividades na rede. Bruno Aiub, o Monark, foi outro que utilizou a plataforma para ironizar o bloqueio da plataforma no X: “miraram em banir o X e acabaram reabilitando meu perfil”.

Outros bolsonaristas que estão fora do Brasil aproveitam o fato de estarem fora do alcance da Justiça brasileira. Foragido, o blogueiro Allan dos Santos, radicado nos Estados Unidos, comemorou o desbloqueio de sua conta, que atribuiu à intervenção de Elon Musk, proprietário da plataforma. “Não estou conseguindo responder a todos. Desde 2020 eu não interagia com tanta gente aqui no X”, escreveu. Nos EUA, o comentarista Rodrigo Constantino também celebrou a reativação de seu perfil.

Fonte: Brasil 247 com informações do Falha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário