quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Anvisa proíbe venda de duas marcas de azeite de oliva no Brasil e determina apreensão dos produtos

 

Apreensão de coco ralado por irregularidades também foi determinada

(Foto: Divulgação/Mapa)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição da venda de duas marcas de azeite de oliva no Brasil, conforme divulgado na Resolução 3.508/2024. A decisão afeta os produtos das marcas Serrano e Cordilheira, cujos lotes deverão ser recolhidos imediatamente dos pontos de venda em todo o país, informa a CBN. A comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso desses azeites estão completamente proibidos.

De acordo com a Anvisa, a razão da proibição é a falta de regularização das empresas importadoras. Os azeites foram importados e distribuídos por empresas sem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e desconhecidas no Brasil, destacou a agência. Isso significa que os produtos não possuem garantia de origem, segurança ou qualidade, conforme exigido pela legislação brasileira.

Além dos azeites, outro produto foi alvo da fiscalização da Anvisa. A agência também suspendeu a comercialização do coco ralado da marca Coco e Cia após os testes de controle de qualidade apresentarem um "resultado insatisfatório no ensaio de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre". O dióxido de enxofre é um conservante usado em alguns alimentos, mas seu uso inadequado pode trazer riscos à saúde, como reações alérgicas ou distúrbios gastrointestinais, principalmente em indivíduos sensíveis à substância.

Fonte: Brasil 247 com informações da CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário