segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Voepass: FAB já trabalha na transcrição de áudios da caixa-preta e prevê 1º relatório do acidente em um mês

 

Este é o maior acidente aéreo em solo brasileiro em 17 anos, que vitimou 62 pessoas em Vinhedo

Destroços de avião da Voepass após queda da aeronave em Vinhedo (SP) (Foto: REUTERS/Carla Carniel)

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já iniciou a transcrição dos áudios e dados das caixas-pretas do ATR-72-500 da Voepass, que foram encontradas intactas após o acidente ocorrido nesta sexta-feira (9). A previsão é de que o primeiro relatório da investigação seja divulgado dentro de um mês. De acordo com a CNN Brasil, o gravador de voz da cabine do avião (Cockpit Voice Recorder) e o gravador de dados de voo (Flight Data Recorder) foram encaminhados ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo, em Brasília, na manhã de sábado (10).

A reportagem também informa que o próximo passo será a análise dos dados extraídos. O Cenipa ainda realizará um estudo detalhado dos componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura do avião que caiu.

Na noite do último sábado (10), chegaram ao Brasil autoridades e técnicos franceses responsáveis pela fabricação do modelo ATR-72, utilizado pela Voepass em voos regionais. Neste domingo, também devem chegar representantes da empresa canadense Transportation Safety Board (TSB), responsável pela fabricação dos motores.

Este é o maior acidente aéreo em solo brasileiro em 17 anos, que vitimou 62 pessoas em Vinhedo, interior de São Paulo. O avião, que partiu de Cascavel, no Paraná, estava se aproximando do aeroporto de Guarulhos (SP) quando caiu em parafuso chato em um condomínio.

Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário