segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Rússia celebra vitória de Maduro e promete intensificar cooperação militar com a Venezuela

 

A Rússia foi um dos primeiros países a reconhecer a vitória de Maduro nas eleições

Putin e Maduro em Moscou 25/9/2019 (Foto: Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via REUTERS)

Moscou, levando em consideração o desenvolvimento dinâmico da cooperação militar e da indústria de defesa com Caracas, espera que as visitas de navios de guerra russos aos portos venezuelanos continuem, disse o embaixador russo na Venezuela, Sergey Melik-Bagdasarov, à agência Sputnik.

"A cooperação militar e da indústria de defesa entre a Rússia e a Venezuela está se desenvolvendo de forma dinâmica. Levando isso em conta, esperamos que as visitas de navios russos ao país continuem", disse o diplomata russo.

Em julho, parte do grupo de ataque naval da Frota do Norte da Rússia, incluindo a fragata Admiral Gorshkov e o navio-tanque de abastecimento Akademik Pashin, atracou no porto caribenho de La Guaira, ao norte de Caracas, como parte de uma viagem de longa distância. Um grupo de 46 tripulantes participou de um desfile militar-civil para marcar o 213º aniversário da independência do país sul-americano, onde foram recebidos pessoalmente pelo presidente Nicolás Maduro.

O Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM) disse à época que acompanha de perto quaisquer atividades preocupantes perto do território dos EUA, acrescentando que está ciente de navios russos em trânsito no Hemisfério Ocidental e atracando em Cuba e na Venezuela também.

A Rússia foi um dos primeiros países a reconhecer a vitória de Maduro nas eleições presidenciais venezuelanas realizadas em 28 de julho. 

O presidente russo, Vladimir Putin, felicitou o presidente Maduro, pela sua reeleição, informou o Kremlin no dia seguinte, acrescentando que as relações entre a Rússia e a Venezuela são de natureza de parceria estratégica.

Fonte: Brasil 247 com informações da Sputnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário