Carol Moreira é fundadora do Ateliê Materno e transformou a fabricação de uma minicozinha de madeira para a filha em um negócio lucrativo
A maternidade é um momento de transformação na vida de uma mulher e, para muitas, a hora de repensar a carreira e buscar uma forma de conciliar a vida profissional com a criação dos filhos, resultando muitas vezes na desistência de seus sonhos. Empenhada em seguir no setor do empreendedorismo, a mineira Carol Moreira, fundadora do Ateliê Materno, encontrou sua paixão, persistiu e consolidou um negócio de sucesso.
A trajetória de Carol começou a tomar forma em 2012, quando descobriu que estava grávida durante um intercâmbio em Barcelona. Com a chegada da sua primeira filha, Sofia, Carol mergulhou na maternidade e nas tarefas domésticas, mas, como já imaginava, realizar alguns afazeres poderia ser um desafio. Com a filha interessada em fazer comidinhas, Carol percebeu que poderia ajudá-la a se distrair e preparar o almoço de uma maneira mais tranquila. Foi então que a designer fabricou o primeiro produto do que passaria a ser uma empresa milionária: uma minicozinha de madeira.
Antes, Carol já havia criado apenas alguns brinquedos menores, mas decidiu se aventurar em um projeto maior. Como todos os outros eram de madeira, Carol quis manter o mesmo padrão de durabilidade e textura. Desenvolveu o projeto, comprou madeiras, tintas e parafusos, e reciclou uma panela em desuso. Com a ajuda da pequena Sofia, que transformou o processo de montagem em uma grande brincadeira, a minicozinha ficou pronta. O que ela não esperava é que, ao compartilhar sua criação nas redes sociais, diversos interessados começaram a aparecer e a empreendedora, logo de cara, vendeu 22 unidades dando o pontapé inicial no Ateliê Materno.
Com o crescimento da demanda, Carol precisou adaptar-se e terceirizar a produção. Em 2017, a empresa passou a operar com uma fábrica para atender aos pedidos. A marca cresceu e expandiu seu catálogo, oferecendo não apenas minicozinhas, mas também mercadinhos, oficinas, sorveterias, carrinhos de boneca e outros brinquedos de madeira pintados com cores alegres e lúdicas. Todos os produtos são inspirados nas abordagens pedagógicas da pedagogia Waldorf e do Método Montessori, que valorizam a autonomia e a criatividade das crianças.
Hoje, a empresa, que antes era apenas uma maneira de deixar Sofia distraída, vende mais de 6 mil produtos por mês e conta com nove funcionários. Ainda assim, a jornada empreendedora de Carol não foi fácil. Durante os primeiros nove anos da empresa, ela investiu seu próprio dinheiro e, mesmo conciliando a gestão do negócio com a maternidade e os cuidados da casa, faturou R$ 3 milhões em 2023.
Já no começo de 2024, com o intuito de buscar investidores, o Ateliê conquistou espaço em um dos maiores programas de empreendedorismo da TV brasileira. No programa, Carol apresentou o negócio e conseguiu firmar uma parceria com um dos empreendedores mais notáveis do país. Com o investimento, a marca ganhou ainda mais força para levar seus brinquedos de madeira e sua proposta de infância criativa para famílias de todo o país.
"Minha meta é, além de incentivar a criatividade, a imaginação e a autonomia das crianças por meio de brinquedos, estimular as mães a seguirem os seus sonhos. Acredito que a infância é um momento precioso, no qual as memórias são construídas e as habilidades são desenvolvidas, mas que as mães também possam continuar colocando as suas paixões em prática. E é uma honra ser uma representante desse processo", afirma Carol Moreira, fundadora do Ateliê Materno.
Além do sucesso profissional, Carol continua a equilibrar a vida de mãe e empreendedora, agora com três filhos: Sofia, Lina e Leon. Sua história inspira outras mães a persistirem, mostrando que é possível transformar a experiência pessoal em um negócio próspero e significativo. Carol acredita que a maternidade e o empreendedorismo podem caminhar juntos, desde que se tenha organização, paixão e resiliência.
Fonte: Brasil 247
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