Justificativa do pedido, enviado ao Itamaraty, é a adoção de práticas antidemocráticas e a violação dos direitos humanos no país vizinho
Um grupo de deputados bolsonaristas solicitou ao Ministério das Relações Exteriores a expulsão de todo o corpo diplomático da Venezuela do Brasil, alegando “graves violações de Direitos Humanos e Políticos” pelo governo de Nicolás Maduro. Como informa Igor Gadelha, no Metrópoles, o pedido, protocolado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), conta com a assinatura de 41 parlamentares de vários partidos, incluindo União Brasil, PP e Republicanos, que possuem ministérios no governo Lula.
No requerimento, Nikolas Ferreira menciona “relatórios de ONGs e notícias” sobre violações de direitos humanos pelo governo venezuelano após as eleições presidenciais. Ele lista como exemplos o sequestro do líder oposicionista Freddy Superlano, seis mortes em protestos e a prisão de cerca de 750 manifestantes contrários a Maduro.
O deputado argumenta que a expulsão dos diplomatas venezuelanos seria um “sinal claro de repúdio às práticas antidemocráticas e violadoras de direitos humanos” e fortaleceria o compromisso do Brasil com os valores democráticos e os direitos humanos, conforme o Pacto de São José da Costa Rica.
Fonte: Agenda do Poder com informações do Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário