quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Olimpíadas de Paris: Leon Marchand, o ''Phelps francês", faz história com dobradinha de ouro em provas de peito e borboleta

 

O nadador bateu dois recordes olímpicos

Leon Marchand (Foto: Rob Schumacher-USA TODAY Sports via Reuters)

Por Alan Baldwin

PARIS (Reuters) - Grande nome da equipe francesa nos Jogos de Paris, Leon Marchand conseguiu o que nenhum nadador jamais havia conseguido ao conquistar o ouros nas provas de 200 metros peito e borboleta na mesma noite -- e ambos com recordes olímpicos -- na Olimpíada em seu país, nesta quarta-feira.

O ouro no nado peito foi o seu terceiro na Arena La Defense, mas o nadador de 22 anos reescreveu o roteiro do que antes era considerado possível ao se tornar o primeiro a conquistar medalhas em ambas as exigentes modalidades.

Nem mesmo o grande astro norte-americano Michael Phelps, cujo técnico agora trabalha com o francês, conseguiu isso.

Com a multidão cantando seu nome a cada braçada -- "Léon, Léon" ecoando pela arena -- Marchand liderou a cada metro do nado peito antes de terminar a prova com o tempo de 2min05s85.

O recorde mundial, estabelecido pelo chinês Qin Haiyang no ano passado, é de 2min05s48, e Marchand estava pronto para superá-lo até a marca dos 150 metros.

O australiano Zac Stubblety-Cook, campeão nos Jogos de Tóquio em 2021, teve que se contentar com a prata, enquanto Caspar Corbeau, da Holanda, ficou com o bronze.

Marchand, que venceu a prova de 400m medley no domingo, superou o recordista mundial e atual campeão dos 200m borboleta, Kristof Milak, da Hungria, que ficou em segundo lugar, com Ilya Kharun, do Canadá, terminando em terceiro.

Ao contrário do que aconteceu no nado de peito, Marchand estava atrás até o último trecho, quando dominou Milak e ultrapassou-o para vencer.

Ele voltou para a cerimônia do pódio, saudando a torcida ao som do hino nacional "Marselhesa", e depois saiu rapidamente para se preparar para o nado peito.

O sentimento de expectativa em relação ao evento posterior era tão grande que os voluntários à beira da piscina que retiravam as caixas de roupas dos atletas saíram mais apressados do que o normal, até mesmo correndo, para assistir à prova pela televisão.

Por toda a cidade, multidões esperavam e assistiam ao desenrolar da história, com os espectadores do torneio de tênis de mesa cantando o hino após o primeiro ouro de Marchand na noite.

Ganhar os dois títulos foi uma conquista simplesmente surpreendente. Fazer isso em uma única Olimpíada foi ainda mais notável. Conquistar o ouro duplo na mesma noite, com uma cerimônia de entrega de medalhas no meio, foi realmente algo digno de ficção.

(Reportagem adicional de Rohith Nair)

Nenhum comentário:

Postar um comentário