domingo, 18 de agosto de 2024

O primeiro Datafolha após os debates entre os candidatos à Prefeitura de SP

 

Ricardo Nunes, Guilherme Boulos, Datena, Marçal e Tabata Amaral, candidatos à Prefeitura de SP. Fotomontagem/O Globo

O Datafolha realizará uma nova pesquisa sobre as intenções de voto para a prefeitura de São Paulo na terça-feira, 20. Entre terça e quinta-feira, serão entrevistados presencialmente 1.204 eleitores da capital. Os resultados serão divulgados no início da noite de quinta-feira. Encomendada pela Folha da Manhã (responsável pela “Folha de S. Paulo”) e pela Globo, a pesquisa custou R$ 95,4 mil, com uma margem de erro de três pontos percentuais.

Esta será a primeira pesquisa do instituto após os dois primeiros debates eleitorais (da Band e do jornal “O Estado de S. Paulo”) e o início oficial da campanha na sexta-feira, 16. O Datafolha avaliará o impacto da performance de Pablo Marçal, que, apesar de ter sido controversa, pode ter influenciado a disputa entre os candidatos.

O questionário do Datafolha começará com uma pergunta sobre a escolha espontânea de voto dos entrevistados, visando identificar os votos garantidos para cada candidato. Geralmente, quem menciona um candidato espontaneamente tende a manter essa escolha até a votação.

Ricardo Nunes e Pablo Marçal participaram do 2º debate da campanha, promovido pelo Estadão. Reprodução

Depois, os entrevistados verão uma lista alfabética com todos os candidatos à prefeitura: José Luiz Datena (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Kim Kataguiri (União), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB), Tabata Amaral (PSB), Altino (PSTU), João Pimenta (PCO), Ricardo Senese (UP) e Fernando Fatauzzi (DC). Eles serão perguntados sobre o grau de familiaridade com cada candidato, escolhendo entre “conhece muito bem”, “conhece um pouco”, “ouviu falar” ou “não conhece”.

A próxima seção do questionário avaliará a rejeição dos candidatos, pedindo aos entrevistados que indiquem se considerariam ou não votar em cada um deles.

O questionário também incluirá uma pergunta sobre um possível segundo turno, considerando apenas um cenário: Boulos versus Nunes. O Datafolha não incluirá cenários com Marçal ou Datena, ao contrário da Quaest na pesquisa anterior.

Além disso, a pesquisa avaliará a popularidade de Lula, Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, bem como suas habilidades de transferir votos.

Na última pesquisa do Datafolha, realizada no início de agosto, Ricardo Nunes e Boulos empataram com 22% das intenções de voto, enquanto Marçal e Datena obtiveram 12%. Tabata Amaral teve 7%.

Fonte: DCM

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