quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Musk surta com decisão de Moraes, chama-o de “tirano” e ataca Lula: “Cachorro de colo”


Elon Musk segue com ataques contra Alexandre de Moraes. Foto: reprodução

 O bilionário Elon Musk voltou a causar polêmica ao utilizar o X, antigo Twitter, para atacar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após uma decisão judicial que bloqueou as contas financeiras da Starlink no Brasil.

Musk, que também é dono da rede social, chamou Moraes de “tirano” e afirmou que “Lula é seu cachorrinho de colo”. As declarações dele foram postadas em resposta à notícia de que todos os gestores da Starlink no Brasil foram notificados e intimados para regularizar os valores devidos à Justiça brasileira.

No mesmo dia, Moraes emitiu um mandado de intimação digital contra Musk, exigindo que a empresa identificasse um representante legal no Brasil no prazo de 24 horas. A decisão incluiu o bloqueio das contas da Starlink Holding no país, uma empresa também controlada por Musk, devido à ausência de um representante legal do X, o que gerou um impasse jurídico.

Moraes argumentou que havia um “grupo econômico de fato” liderado por Musk, e que a medida era necessária para garantir o pagamento de multas aplicadas pela Justiça brasileira contra a rede social. Essas multas foram resultados de decisões que ordenaram a retirada de conteúdos que violavam o Estado Democrático de Direito e a legislação brasileira, publicadas na plataforma.

O bilionário, em sua série de postagens, também classificou Moraes como um “criminoso da pior espécie, disfarçado de juiz”. As declarações inflamaram ainda mais a situação, especialmente após o empresário sul-africano ter fechado o escritório da rede X no Brasil.

A decisão de encerrar as operações no país foi tomada após diversos embates com Moraes, nos quais Musk se posicionou contra as multas impostas pelo STF e a exigência de remoção de conteúdos da plataforma.

Com o fechamento do escritório, o STF passou a demandar que Musk estabelecesse um representante legal no Brasil para responder oficialmente pelos atos da rede social. A ausência desse representante foi o que motivou as ações mais recentes de Moraes, incluindo o bloqueio das contas da Starlink.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário