Pesquisa Vox Populi aponta que 63% dos brasileiros acreditam que Nicolás Maduro perdeu o pleito para o opositor Edmundo González
Pesquisa Vox Populi, encomendada pela Action for Democracy, revelou que 63% dos brasileiros acreditam que Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, perdeu a eleição presidencial em 28 de julho para o opositor Edmundo González.
Segundo a coluna do jornalista Leonardo Sakamoto, do UOL, a pesquisa aponta que essa desconfiança é compartilhada por 62% dos brasileiros que se identificam como de esquerda, 64% daqueles que se posicionam no centro e 77% dos que se consideram de direita. A pesquisa foi realizada presencialmente entre 10 e 15 de agosto, com uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
Apesar do apoio militar a Maduro e da decisão do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela, que validou sua vitória, os brasileiros mostram uma ampla rejeição à ideia de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve apoiar Maduro, mesmo com sua origem popular e alinhamento à esquerda. Entre os que se identificam à esquerda, 76% rejeitam tal apoio; no centro, 79% são contrários; e, na direita, 81% discordam.
Ainda conforme o levantamento, a maioria dos entrevistados também expressa ceticismo quanto aos argumentos do governo venezuelano para justificar a vitória de Maduro: 73% dos que se dizem à esquerda, 75% dos centristas e 79% dos direitistas não acreditam na narrativa oficial.
Fernando Neisser, professor de direito eleitoral da FGV-SP e porta-voz da pesquisa no Brasil, destacou que "a fraude nas eleições da Venezuela é percebida por todos os segmentos políticos dentre os brasileiros". Segundo ele, é um erro supor que pessoas de esquerda apoiariam a manipulação da vontade popular.
A pesquisa também mostra que 71% dos entrevistados consideram muito importante que Lula trabalhe com outros líderes latino-americanos para assegurar o respeito à democracia na Venezuela. Mais da metade (52%) apoiaria totalmente Lula se ele adotasse uma posição firme para pressionar Maduro, enquanto apenas 7% se oporiam fortemente a essa ação.
Quando questionados sobre a possibilidade de ficarem desapontados com Lula caso ele não pressionasse Maduro, 33% dos entrevistados que se identificam com a esquerda disseram que ficariam muito desapontados. Entre os de direita, esse número sobe para 54%. Por fim, 64% dos brasileiros acreditam que o Brasil deveria apoiar a validação das evidências coletadas pela oposição venezuelana por especialistas independentes.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário