O B20 reúne empresários de diversos setores econômicos e é coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)
O presidente Lula (PT) recebe nesta quarta-feira (28) representantes do B20, o grupo que reúne empresários de diversos setores econômicos coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A reunião ocorrerá no Palácio do Planalto e visa alinhar as demandas empresariais que serão apresentadas ao G20, o grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo, segundo o Metrópoles.
Pela primeira vez, o B20 decidiu antecipar suas propostas ao G20, visando proporcionar mais tempo para a análise e consideração dos chefes de Estado antes da cúpula, que está marcada para novembro, no Rio de Janeiro. Este ano, o Brasil ocupa a presidência rotativa do G20, o que torna o encontro ainda mais significativo.
O B20 desenvolveu ao longo dos últimos meses um conjunto de 24 recomendações divididas em sete forças temáticas, com a participação de um conselho composto por mais de mil membros de mais de 40 países. Dentre essas, oito foram definidas como prioritárias e serão apresentadas a Lula:
- Uso de capital privado para promover uma transição econômica sustentável e de baixo carbono.
- Expansão de soluções para a descarbonização no curto e longo prazo.
- Desenvolvimento de modelos para sistemas alimentares mais resilientes e sustentáveis.
- Promoção de um comércio global sustentável e resiliente.
- Inclusão de mais mulheres e diversidade no mercado de trabalho.
- Preparação de sistemas educacionais e de emprego mais produtivos.
- Incentivo à cibersegurança e à confiança digital, especialmente para novas tecnologias, como inteligência artificial.
- Promoção de formas de crescimento econômico inclusivo.
No contexto do G20, o presidente Lula tem se destacado por defender pautas que visam reduzir a desigualdade e promover um crescimento sustentável. Entre suas prioridades está a criação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que busca abordar a insegurança alimentar em nível global. A iniciativa teve um pré-lançamento em julho, durante uma reunião preparatória do G20 no Rio de Janeiro.
Lula também tem chamado a atenção para a necessidade de uma taxação mais justa dos super-ricos, promovendo uma economia mais inclusiva e sustentável, além de pautas como a igualdade de gênero.
Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário