terça-feira, 13 de agosto de 2024

Lula considera nova eleição na Venezuela como possível solução para crise

 Proposta ainda não foi apresentada a Colômbia e México, também empenhados em promover diálogo entre Maduro e oposição


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está considerando a ideia de uma nova eleição na Venezuela, sugerida informalmente por Celso Amorim, assessor para assuntos internacionais. Esta eleição poderia funcionar como um “segundo turno” para validar o vencedor das eleições de 28 de julho, entre o presidente Nicolás Maduro e o candidato oposicionista Edmundo González Urrutia.


Amorim comentou ao jornal Valor Econômico que a ideia ainda está em fase inicial e não foi discutida com a Colômbia e o México, países que, junto com o Brasil, buscam promover o diálogo entre os dois candidatos.


Lula chegou a mencionar em uma reunião ministerial que Maduro deveria ter convocado uma nova eleição para resolver a crise. Apesar de a proposta não ter sido formalmente debatida, auxiliares de Lula acreditam que um novo pleito poderia ajudar a resolver o impasse.


Lula está impaciente com prolongamento da crise


Ministros presentes na reunião observaram que Lula demonstrou preocupação com a situação na Venezuela e mostrou impaciência com o prolongamento da crise. No entanto, há receios de que uma posição controversa sobre o conflito possa impactar negativamente a popularidade de Lula, que tem visto um aumento recente nas pesquisas.


Lula também indicou que qualquer conversa com Maduro sobre novas eleições deve ocorrer juntamente com México e Colômbia. O governo brasileiro, por meio do chanceler Mauro Vieira, continua exigindo do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) documentos eleitorais para esclarecer quem realmente venceu as eleições. A palavra “ata” tem sido um foco constante nas discussões diplomáticas.


Fonte: Agenda do Poder com informações de O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário