sábado, 17 de agosto de 2024

Lula aponta desmonte do sistema antienchentes como causa da tragédia em Porto Alegre e critica irresponsabilidade de gestores

 

Presidente afirmou ser importante apontar os responsáveis nas gestões passadas da capital gaúcha

16.08.2024 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de Entrega do Complexo Viário da Scharlau na BR-116/RS, em São Leopoldo - RS. (Foto: RICARDO STUCKERT/PR)

O presidente Lula criticou nesta sexta-feira (16) os ex-prefeitos de Porto Alegre (RS) que não cuidaram adequadamente do sistema de prevenção de enchentes na capital gaúcha, durante uma cerimônia do governo federal nesta sexta-feira (16). Lula afirmou que a tragédia poderia ocorrida no RS poderia ter sido evitada, e que é importante apontar os responsáveis pelo desmonte.

"Se Porto Alegre tivesse tido a responsabilidade de cuidar dos diques, a água não teria ocupado toda a Grande Porto Alegre. Não podemos reclamar da chuva, porque Deus manda nela. Mas em Porto Alegre isso não era necessário. Se tivesse cuidado dos diques e das bombas não teria acontecido. É importante dizer essas coisas", disse Lula na cerimônia de entrega do Complexo Viário da Scharlau na BR-116/RS, em São Leopoldo (RS).

O número de mortes devido às fortes chuvas que causaram estragos nos municípios gaúchos em abril e maio foi 182. No ápice da crise climática, o estado contabilizou mais de 626 mil pessoas que tiveram que abandonar suas casas de forma temporária ou definitiva.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário