quarta-feira, 28 de agosto de 2024

“Lugar de mulher é onde ela quiser”, diz Lula sobre alistamento feminino nas Forças Armadas

 

A declaração foi feita durante a comemoração dos 25 anos do Ministério da Defesa

Lula e José Múcio (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto inédito que permite o alistamento voluntário de mulheres para o serviço militar nas Forças Armadas. Ao comentar a medida, publicada nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União, Lula destacou: “O lugar da mulher é onde ela quiser”.

“Cito, como exemplo [de ações da pasta], a abertura ainda maior para o ingresso de mulheres, reforçando a máxima de que ‘o lugar da mulher é onde ela quiser’. Sabemos que quanto mais diversa uma situação, mais representativa ela será”, afirmou durante a comemoração dos 25 anos do Ministério da Defesa, em Brasília.

Com o decreto, as mulheres podem se alistar a partir de 2025. Diferentemente do serviço obrigatório, o alistamento voluntário feminino não garantirá estabilidade na carreira militar. 

Na cerimônia, Lula também elogiou o trabalho do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, apontando-o como um dos ministros mais competentes na história do cargo. O presidente ainda destacou o trabalho da pasta em resposta a crises humanitárias, como o apoio ao povo Yanomami, e a assistência durante desastres ambientais no Brasil.

“Haverá um dia em que a história brasileira irá consagrar a tua passagem pelo ministério da Defesa como possivelmente o mais hábil de todos os ministros da Defesa que esse país já teve”, disse Lula sobre Múcio.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário