terça-feira, 20 de agosto de 2024

Juiz nega pedido do MP Eleitoral para suspender candidatura de Boulos


Deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). Foto: Eduardo Knapp/Folhapress

 O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com uma ação pedindo a suspensão da candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo.

O pedido, apresentado pelo promotor Fabiano Augusto Petean, foi negado liminarmente na última sexta-feira (16) pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Antonio Maria Patiño Zorz.

Na ação, o órgão citou a participação de Boulos em uma cerimônia de lançamento, em 16 de dezembro de 2023, das obras da Copa do Povo realizadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Segundo o órgão, os limites foram extrapolados porque, apesar de Boulos ter mencionado que poderia participar do evento como deputado federal, ele não teria separado sua imagem de parlamentar da de pré-candidato.

O MPE também mencionou outro evento ocorrido em 1º de maio, em São Paulo, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incentivou abertamente o público a votar em Boulos.

Para o promotor, “é muito nítida a existência de um verdadeiro abuso de direito por parte do investigado porque este, a pretexto de desenvolver sua pré-campanha (que admite a divulgação amplíssima de ideias e opiniões políticas, mas veda o gasto excessivo e descontrolado de recursos financeiros), iniciou verdadeiramente sua campanha eleitoral, com utilização dos recursos econômicos não declarados e, outrora, originados de empresas e de financiamento públicos questionáveis”.

Fonte: DCM


Nenhum comentário:

Postar um comentário