quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Itamaraty vai convocar representante da Nicarágua após expulsão de embaixador brasileiro

 

Embaixador do Brasil na Nicarágua, Breno Souza da Costa, foi expulso pelo governo do presidente Daniel Ortega e deverá deixar o país nesta quinta-feira

Mauro Vieira (à esq.) e Lula (Foto: RICARDO STUCKERT / PR)

O embaixador do Brasil na Nicarágua, Breno Souza da Costa, foi expulso do país pelo governo do presidente Daniel Ortega e deve deixar o país nesta quinta-feira (8). Em resposta, o Itamaraty planeja divulgar uma nota oficial e convocar o representante nicaraguense em Brasília para prestar esclarecimentos, uma vez que a Nicarágua não possui embaixador no Brasil, diz o jornal O Globo. O governo brasileiro foi informado oralmente sobre a expulsão na noite de quarta-feira, sem uma notificação formal. A imprensa nicaraguense já havia divulgado a notícia.

A ausência do embaixador Costa na cerimônia de aniversário da Revolução Sandinista, em 19 de julho, é apontada como o motivo para a sua expulsão. A data celebra a queda da ditadura de Anastasio Somoza em 1979, liderada pelo movimento sandinista de Ortega. Além disso, o distanciamento entre o presidente Lula (PT) e Ortega, especialmente após a recusa do mandatário nicaraguense em libertar clérigos detidos, apesar dos apelos de Lula, agravou a situação.

A expulsão de Costa já vinha sendo ameaçada pelo governo nicaraguense e o Itamaraty havia alertado para possíveis consequências políticas, embora a expulsão não implique necessariamente em um rompimento das relações diplomáticas. O governo brasileiro, sob a liderança de Lula e do chanceler Mauro Vieira, está avaliando quais devem ser os próximos passos.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário