O valor será usado para cobrir o desconto dado pelos bancos antes das enchentes de maio, as maiores da história do estado
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta quinta-feira (22) uma medida provisória que libera R$1,97 bilhão para abater dívida de trabalhadores rurais no Rio Grande do Sul, informa o G1. O valor será usado para cobrir o desconto dado pelos bancos antes das enchentes de maio, as maiores da história do estado. A medida faz parte do pacote de ajuda do governo federal para mitigar os efeitos da tragédia.
Em outra MP publicada no final de junho, o governo autorizou bancos, cooperativas e outras instituições financeiras a concederem descontos nas parcelas dos empréstimos contratados por esses produtores, desde que fossem contratados antes das chuvas. O crédito extraordinário aberto pela nova medida vai cobrir esses descontos, complementando o valor pago pelos produtores aos credores desses empréstimos.
O desconto vale apenas para produtores que tiverem perdido pelo menos 30% de suas safras em razão das enchentes. Eles terão até o dia 10 de setembro para solicitar os descontos e as negociações nas instituições financeiras.
Na última quarta-feira (21), o presidente Lula se reuniu com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) para tratar da reconstrução do estado. Após o encontro, Leite voltou a reclamar do governo federal e apontou um “descompasso” entre as ajudas anunciadas e os recursos que chegaram efetivamente. Já Lula exaltou o trabalho em conjunto dos governos na recuperação do RS.
Fonte: Brasil 247 com informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário