O teste será feito no próximo sábado (10) em 11 cidades das regiões Sul e Sudeste
O governo federal lançou nesta quarta-feira (7) a fase de testes do novo sistema de alerta de desastres, que vai emitir sons e mensagens “intrusivas” em caso de desastres, informa o G1. Os testes serão realizados em 11 cidades brasileiras das regiões Sul e Sudeste no próximo sábado (10).
Na ocasião, habitantes de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ) vão receber um alerta em seus celulares. A demonstração terá duração de uma hora, com alertas a cada cinco minutos.
O alerta vai "pular" na tela do celular, sobrepondo-se a qualquer conteúdo que o usuário esteja acessando no momento, como redes sociais e plataformas de vídeo, por exemplo. A mensagem será a seguinte (no caso de moradores de Roca Sales, RS): “Defesa Civil: DEMONSTRACAO do novo sistema de alerta de emergencia em ROCA SALES/RS. Mais informacoes, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”. Além da mensagem, será emitido um sinal sonoro.
Os alertas serão emitidos nas redes das operadoras Vivo, Claro e TIM, e em celulares comprados depois de 2020 e com acesso às redes 4G e 5G. Depois do período de testes, o governo vai realizar ajustes adicionais que se mostrem necessários e lançar o sistema para todas as cidades do Brasil. A data exata não foi confirmada.
Fonte: Brasil 247 com informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário