Ministério da Saúde registra queda pela 16ª semana seguida de casos prováveis da doença
O governo Lula (PT) já começa a discutir o fim da epidemia de dengue em todo o país, após o Ministério da Saúde registrar uma queda contínua no número de casos prováveis da doença por 16 semanas consecutivas.
Segundo o colunista Ricardo Noblat, do portal Metrópoles, os dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses indicam uma redução de 98% nos casos prováveis de dengue (soma de casos confirmados e em investigação) entre a 15ª e a 30ª semana epidemiológica.
No período da 25ª à 30ª semana, os casos de dengue apresentaram uma diminuição de 89%. Esse período, de 16 de junho a 27 de julho, corresponde ao inverno, estação caracterizada por temperaturas mais baixas e menor reprodução do mosquito Aedes aegypti.
Apesar da queda, os casos registrados neste inverno são 157% superiores aos do ano passado, de acordo com a Folha de S.Paulo. Nas últimas seis semanas, foram registrados 191.819 casos prováveis da doença.
É nesse contexto que o Ministério da Saúde debate o encerramento da epidemia. O governo Lula se animou com as estatísticas de Minas Gerais, onde a situação de emergência em saúde pública foi revogada em 2 de julho.
Agora, o plano é intensificar a campanha de controle contra a proliferação do mosquito e monitorar a queda nos Estados mais populosos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. O governo Lula aguarda que essas unidades federativas decretem o fim da epidemia para então fazer o mesmo em âmbito nacional.
Fonte: Agenda do Poder com informações do Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário