quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Globo elogia Moraes, mas diz que não há mais ameaças à democracia no Brasil

 

Jornal da família Marinha também desembarcou do ataque da extrema-direita contra o ministro do STF

Alexandre de Moraes (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O jornal O Globo, que ensaiou aderir ao ataque da extrema-direita local e internacional ao ministro Alexandre de Moraes, deixou a Folha de S. Paulo falando sozinha, ao publicar seu editorial desta quinta-feira. No texto, o jornal da família Marinho exalta o papel de Alexandre de Moraes. "Não resta dúvida sobre o papel fundamental para a defesa da democracia brasileira que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), desempenhou quando presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições de 2022. Suas decisões contribuíram para garantir o direito ao voto e para repelir uma tentativa de golpe depois das eleições", aponta o texto.

Entretanto, ao falar das mensagens de seus assessores, o editorial atesta que o momento agora é outro. "Independentemente dos desdobramentos do episódio, ele demonstra mais uma vez a necessidade premente de o Judiciário abandonar seu ímpeto combativo e adotar uma postura de comedimento em suas ações, de modo a resgatar o clima de normalidade no país. Se cometer exageros mesmo em nome do combate à ameaça antidemocrática já é condenável, eventuais abusos se tornam ainda mais perniciosos quando não há mais ameaça alguma. Graças em boa parte ao papel que o próprio Moraes desempenhou na defesa da democracia, o momento agora é outro – e ele, mais que ninguém, deveria entender isso", finaliza.

Neste texto, não fica claro se o Globo defende apenas o fim dos inquéritos ou também busca, como a Folha, a anistia de Jair Bolsonaro e dos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário