segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Gilmar Mendes arquiva inquérito contra presidente do PL por suposta propina da Odebrecht

 

O inquérito tramitava desde 2017

Gilmar Mendes (Foto: Antonio Augusto/SCO/STF)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou um inquérito contra Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), envolvendo uma suposta propina da construtora Odebrecht. A investigação, iniciada em 2017 com base em delações premiadas firmadas no âmbito da Operação Lava Jato, não encontrou evidências suficientes para sustentar as acusações.

De acordo com a CNN, o arquivamento também abrangeu as acusações feitas por delatores contra o ex-deputado Milton Monti (PSD). Ambos eram suspeitos de ter recebido vantagens indevidas da Odebrecht em troca de assegurar à construtora a execução das obras da Ferrovia Norte-Sul, realizadas pela empresa pública Valec.

O ministro afirmou que a investigação não encontrou indícios mínimos de autoria e materialidade que justificassem sua continuidade, caracterizando a manutenção do inquérito como um constrangimento ilegal. 

Mendes ainda ressaltou que, apesar do arquivamento, o caso pode ser reaberto caso novas provas venham à tona, conforme prevê o Código de Processo Penal.

Fonte: Brasil 247 com CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário