quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Fundador do Telegram é libertado na França após pagar R$ 31 milhões de fiança

 

Pavel Durov, fundador e atual CEO do Telegram – Foto: Reprodução

Na quarta-feira (27), o fundador e atual CEO do Telegram, Pavel Durov, foi libertado sob fiança após decisão da Justiça francesa. Durov, que estava preso desde sábado (23), foi liberado mediante o pagamento de 5 milhões de euros (cerca de R$ 30.854.205) e sob a condição de se apresentar à polícia duas vezes por semana e não deixar a França. Segundo o Ministério Público de Paris, ele enfrenta acusações que incluem envolvimento com crime organizado e omissão na moderação de conteúdos ilegais na plataforma, como pornografia infantil e tráfico de drogas.

Além das acusações relacionadas ao Telegram, Durov também é investigado por suspeitas de “atos graves de violência” contra um de seus filhos enquanto estava em Paris com uma ex-parceira. O bilionário franco-russo foi preso no aeroporto de Le Bourget ao chegar do Azerbaijão, como parte de uma investigação iniciada em julho sobre crimes cibernéticos cometidos através da rede de mensagens do Telegram.

O advogado de Durov, David-Olivier Kaminski, defendeu o fundador do Telegram em tribunal, chamando as acusações de “totalmente absurdas”. Ele afirmou que a plataforma está em conformidade com as normas europeias e segue as mesmas regras de moderação que outras redes sociais. O caso continua em investigação, e Durov deve comparecer regularmente às autoridades francesas enquanto a situação não é resolvida.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário