quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Ciro Gomes ataca pré-candidatura em BH de Duda Salabert, que rebate: ‘Ataca a esquerda, mas aplaude bolsonaristas’

 ‘Duda Salabert não tem preparo para ser prefeita de Belo Horizonte, nenhum preparo. É uma ególatra’, afirmou ex-ministro

A poucos dias da definição das candidaturas as prefeituras para o pleito de outubro, o ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes (PDT) criticou a sua correligionária Duda Salabert. Em entrevista ao podcast RivoNews, Ciro disse que a parlamentar que tenta se cacifar ao cargo “não tem preparo para ser prefeita de Belo Horizonte”. Ainda na análise do pedetista, ele acrescentou que a mineira é “uma ególatra”.


— A Duda Salabert não tem preparo para ser prefeita de Belo Horizonte, nenhum preparo. É uma ególatra — disparou Ciro.

A pré-candidata rebateu a declaração de Ciro e disse que o presidenciável “virou uma pessoa amarga e ressentida depois dos últimos resultados das eleições”. Ela acrescenta que Ciro está “no fundo do poço da política” e, “para ganhar alguma mídia” precisa dar declarações do tipo.


O diretório municipal do PDT também divulgou uma nota rechaçando a posição do correligionário do Ceará. A sigla diz que “ficou evidenciado a tentativa [de Ciro] de atingir a imagem de mulher pública de nossa pré-candidata a Prefeita de Belo Horizonte, com uso arbitrário das instâncias por meio da imprensa”.


A legenda disse acreditar na competência de Salabert para a administração do município, pois “além de sua passagem pelo legislativo municipal e federal, é professora e gestora pública”.


Ciro tem se envolvido em casos que envolvem ofensas a mulheres no meio político. No mês passado, ele se tornou réu por violência política de gênero contra a senadora Janaína Carla Farias (PT-CE), por chamá-la de “cortesã” e assessora para “assuntos de cama”. Para o Ministério Público do Ceará, o político desmereceu a senadora “em razão do gênero dela, com insinuações de cunho sexista e misógino”.


O comentário de Ciro Gomes ocorre em meio a uma disputa dentro da esquerda para capitanear candidatura na capital mineira, tendo em vista que o deputado Rogério Correia (PT) também almeja o posto. Correia tem a federação do seu partido, com PCdoB e PV, e do Psol/Rede Sustentabilidade. A convenção do PDT e do PT em Belo Horizonte será no mesmo dia.


Essa semana, Correia participou de um evento para lançar um manifesto de apoio de 210 movimentos sociais, artistas e parlamentares em apoio a sua pré-candidatura.


— Acho que os adversários vão ficar com inveja. Quero saber quem consegue tantos movimentos sociais, mandatos parlamentares, representatividade, quanto neste manifesto — alfinetou.


De acordo com a última pesquisa Quaest de Belo Horizonte (MG), de julho, Salabert está numericamente à frente do petista, com 9% das intenções de voto ante 7%. A pedetista e o petista estão tecnicamente empatados com o prefeito Fuad Noman (PSD) e o senador Carlos Viana (Podemos), com 9% e 8% respectivamente.


Ainda na entrevista, Ciro disse que não sobe ao palanque do deputado Guilherme Boulos (Psol), que disputará a prefeitura de São Paulo. Salabert aproveitou para rebater a fala de Ciro lembrando o apoio dele a bolsonaristas:


— Está me criticando, criticando Boulos, mas aplaudindo os bolsonaristas — acrescentou.


Fonte: Agenda do Poder com informações de O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário