Jair Renan, que concorre a vereador em Balneário Camboriú, vai usar o mesmo nome do pai na urna:“qual [a] ilegalidade?”, questiona Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou ao centro das atenções políticas ao defender publicamente o uso de seu nome pelo filho Jair Renan Valle Bolsonaro, que se apresenta como "Jair Bolsonaro" nas eleições municipais de 2024, onde concorre a uma vaga de vereador em Balneário Camboriú, Santa Catarina. A decisão de Jair Renan, conhecido como "04", gerou controvérsia e está sendo analisada pelo Ministério Público Eleitoral.
Procuradores avaliam que o uso do nome do pai, uma figura amplamente conhecida em todo o Brasil, pode induzir os eleitores ao erro, confundindo-os sobre a identidade do candidato. A prática de usar o nome de um parente famoso em campanhas eleitorais não é nova, mas levanta preocupações sobre a clareza e a transparência do processo eleitoral.
Em resposta às críticas, Bolsonaro classificou as investigações como "perseguição sem fim" e questionou a legalidade do questionamento. Em mensagens enviadas pelo WhatsApp, ele divulgou detalhes sobre a candidatura de seu filho e reiterou seu apoio, desafiando implicitamente as normas que visam assegurar um processo eleitoral justo e sem manipulações. “Qual [a] ilegalidade?”, perguntou o ex-presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário