quinta-feira, 15 de agosto de 2024

A nova estratégia da PF para pedir a extradição de Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio

 

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos — Foto: reprodução

A Polícia Federal (PF) adotará um novo argumento para solicitar aos Estados Unidos a extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo. Além disso, Oswaldo Eustáquio, também bolsonarista, será alvo de um pedido de extradição dirigido à Espanha, onde se encontra foragido.

As ameaças feitas a delegados da PF, que embasaram a operação realizada na última quarta-feira (14), serão apresentadas ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) como a principal justificativa para a extradição. Além disso, ambos são acusados de formação de quadrilha para atacar as autoridades brasileiras.

Ontem, o magistrado responsável pelo caso expediu um novo mandado de prisão contra os dois blogueiros, que seguem foragidos. A avaliação dentro da PF é de que o novo pedido de extradição de Allan dos Santos tem mais chances de ser aceito do que o anterior, que está parado há mais de um ano com as autoridades americanas.

Vale destacar que a demanda anterior se baseava em crimes como calúnia e difamação, que, na visão dos norte-americanos, são tratados como crimes de opinião e geralmente não justificam a extradição.

O blogueiro bolsonarista Oswaldo EustáquioO blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio — Foto: Reprodução

No caso de Oswaldo Eustáquio, a Polícia Federal (PF) pretende argumentar que, além das ameaças aos policiais e da participação em organização criminosa, o blogueiro também cometeu o crime de corrupção de menores.

De acordo com o relatório apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF), os investigadores destacam que Eustáquio utilizou seus três filhos menores de idade para atacar delegados que atuam em inquéritos presididos pelo ministro Alexandre de Moraes.

Fonte: DCM com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário