Presidente destacou esforços de reconstrução do Brasil com ampliação de ministérios, investimentos recordes e retomada de programas essenciais
Presidente Lula no lançamento da Política Nacional da Transição Energética, 26 de agosto de 2024 (Foto: Tauan Alencar/MME)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso nesta sexta-feira (30) na Paraíba, criticou duramente a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que seu governo encontrou o país em condições deploráveis. “A ‘coisa’ que governou esse país foi totalmente irresponsável”, disse Lula, referindo-se à necessidade de reerguer o Brasil após o que chamou de descaso da administração anterior.
Lula ressaltou que seu governo passou os últimos 20 meses dedicados à reconstrução do Brasil, investindo em áreas fundamentais como saúde, educação e infraestrutura. Segundo o presidente, muitos ministérios estavam desestruturados, com número reduzido de funcionários, enquanto outros haviam sido extintos. Para contornar a crise deixada pelo governo anterior, ele citou a criação de novos ministérios, como os Povos Indígenas, da Mulher, da Cultura e a recuperação do Ministério dos Direitos Humanos.
“O nosso investimento em 2023, apenas na área rodoviária, foi maior do que o do governo anterior em quatro anos”, comparou o presidente, destacando ainda os avanços no programa Mais Médicos. “Quando chegamos, o Brasil tinha 12 mil médicos, hoje já estamos com 26 mil. E se precisar mais, vamos contratar, porque é preciso levar saúde onde não tem médico”, afirmou Lula, reforçando a importância de levar assistência médica às regiões mais periféricas e distantes do país.
Lula também relembrou as ações tomadas ainda antes de sua posse, como a aprovação da PEC da Transição, que garantiu recursos para o governo encerrar o ano de 2022. O presidente sublinhou que, ao lado de governadores e ministros, tem trabalhado para que os projetos de reconstrução avancem, com o objetivo de restabelecer os serviços públicos e melhorar a qualidade de vida da população.
O presidente concluiu reafirmando o compromisso de seu governo em seguir com as ações que visam corrigir os danos deixados pela administração anterior e promover o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário