Declaração considerada racista motivou PT e Corregedoria da Câmara a representar contra Zambelli.
Alvo de ações por racismo, apresentadas pelo PT e pela Corregedoria da Câmara à Procuradoria-Geral da República (PGR), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pediu desculpas a também parlamentar Benedita da Silva (PT-RJ), a quem chamou de “Chica da Silva” (nome de uma ex-escrava e personagem da História do Brasil). Na conversa entre as duas, Zambelli ouviu de Benedita que precisa “medir as palavras”.
“Ela foi me pedir desculpas, e eu disse que ela precisava medir as palavras e que não poderia impedir que minha bancada tomasse providências jurídica ou política, como aconteceu”, disse Benedita ao Globo. “Estamos aguardando os resultados (das representações) e não quero mais alimentar essa conversa”, concluiu.
Zambelli confirmou o pedido de desculpas e disse que trocou o nome “sem querer”. Zambelli disse ter ouvido um conselho de Benedita para “não arranjar novos inimigos”. “Eu concordei”, afirmou a deputada do PL.
Chica da Silva foi uma escrava alforriada que ficou famosa pelo poder que exerceu no arraial do Tijuco, hoje a cidade mineira de Diamantina. Tornou-se, com sua ascensão social, uma das mulheres negras mais importantes da sociedade de Minas no século 18.
Fonte: Brasil 247 com informações de O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário