quarta-feira, 31 de julho de 2024

Vínculo com Lula faz intenções de votos em Boulos crescerem, diz Quaest


Guilherme Boulos e Lula. Foto: reprodução

 Os dados da pesquisa Genial/Quaest, divulgada na última terça-feira (30), apontam que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) precisa reforçar sua conexão com o presidente Lula (PT) para aumentar suas chances na disputa pela prefeitura de São Paulo.

Boulos, que está empatado tecnicamente na liderança com Ricardo Nunes (MDB) e José Luiz Datena (PSDB), registra 23% das intenções de voto em um dos cenários analisados pela pesquisa. O percentual, no entanto, sobe para 28% quando Boulos é apresentado como o candidato apoiado por Lula.

Nunes ao lado de Bolsonaro e Boulos ao lado de Lula. Foto: reprodução

Por outro lado, Nunes aparece com 26% das intenções de voto, mas cai para 25% quando Boulos é associado a Lula e Nunes é apresentado como o candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A relação entre Boulos e Lula é mais reconhecida pelos eleitores paulistanos do que a aliança de Nunes com Bolsonaro ou com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Entretanto, 50% dos eleitores ainda não sabem dizer quem é o candidato apoiado por Lula.

O mandatário garantiu o apoio do PT a Boulos nas eleições de 2022, quando o deputado desistiu de concorrer ao governo de São Paulo para apoiar Fernando Haddad (PT). O acordo resultou na indicação da ex-prefeita Marta Suplicy como vice na chapa de Boulos.

A falta de conhecimento sobre esse acordo entre os eleitores beneficia as candidaturas de Datena e Nunes, conforme a Quaest. Entre os eleitores que votaram em Lula na última eleição presidencial, 22% agora apoiam Datena e 12% estão com Nunes.

Vale destacar que a cidade de São Paulo tem um histórico mais progressista do que o resto do estado, tendo dado a Lula quase 500 mil votos a mais que Bolsonaro no segundo turno da última eleição presidencial.

Segundo a pesquisa, 28% dos eleitores paulistanos querem que o próximo prefeito seja um “aliado de Lula”. Contudo, mesmo entre esses eleitores, Boulos não é unanimidade: 42% dizem que votarão no deputado, enquanto 24% preferem Datena e 10% escolhem Nunes.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário