segunda-feira, 22 de julho de 2024

TSE pensa em campanha nacional para incentivar os negros a votarem nas eleições

 Iniciativa nasceu a partir da Comissão de Promoção de Igualdade Racial da Justiça Eleitoral


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estuda a possibilidade de veicular uma campanha publicitária nacional para incentivar o voto por parte da população negra nas eleições municipais deste ano.


A campanha seria a primeira do tipo na história da corte. A iniciativa nasceu a partir da Comissão de Promoção de Igualdade Racial da Justiça Eleitoral, instituída em 2022.


O grupo, que nos últimos anos realizou discussões, eventos e seminários sobre o tema, se dedica a estudos e projetos que possam ampliar a participação da população negra nos pleitos.

A expectativa é que, a exemplo de campanhas anteriores sobre a importância do voto feminino, o incentivo possa aumentar o comparecimento de pessoas pretas e pardas às urnas.


Procurado pela coluna, o TSE afirma que o “tema é importante e está no horizonte da Justiça Eleitoral”. A corte não informou a previsão de lançamento da campanha nacional.


Dos 155,9 milhões de eleitores registrados atualmente, 5,45% se declaram pardos e 1,16% se declaram pretos, segundo o TSE. Outros 89,82% não informaram sua cor. O dado, assim como o de gênero e o de etnia indígena, são autodeclaratórios e começaram a ser coletados pela Justiça Eleitoral em novembro de 2022.


“A qualificação do cadastro eleitoral com esses novos dados biográficos é um processo gradual, por depender, em regra, de iniciativa das pessoas para realizarem alguma operação eleitoral, posteriormente à data de implantação de cada uma dessas novidades”, diz a corte em seu site.


Fonte: Agenda do Poder com informações da coluna da repórter Mônica Bergamo na Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário