terça-feira, 2 de julho de 2024

“Se tem uma coisa respeitada no mundo é a agricultura brasileira”, diz Lula

 

O Plano Safra teve R$ 364,22 bilhões em recursos na temporada 2023/2024, o maior já apresentado no Brasil, segundo o governo

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta terça-feira (2) a força do agronegócio nacional. “Se tem uma coisa respeitada no mundo é a agricultura brasileira”, afirmou Lula.
O Plano Safra oferece linhas de crédito, incentivos e políticas para produtores, desde os familiares até os do agronegócio em escala industrial e para exportação. O programa, lançado em junho passado, teve R$ 364,22 bilhões em recursos na temporada 2023/2024, o maior já apresentado no Brasil, com crescimento de 26,8% na comparação com o ano anterior.

No bate-papo com a jornalista Silvana Oliveira, pensados também para melhorar a capacidade de escoamento dos produtos agrícolas, Lula citou investimentos em rodovias baianas anunciados nesta segunda. “Publicamos o aviso de licitação do trecho Leste do RodoAnel, considerado um dos maiores gargalos da Bahia. E estamos pensando na querida Leste-Oeste, a ferrovia da integração definitiva. Da nossa parte não faltará dinheiro ou incentivo para que a gente entregue ao povo baiano essa via de escoamento da capacidade produtiva.
Vai servir para minério, para produtos industriais mas, sobretudo, para a agricultura vigorosa que a Bahia tem”, afirmou.

Outro ponto ressaltado pelo presidente foi o suporte à agricultura de modo amplo. “Não faço diferença entre agricultura empresarial e agricultura familiar do pequeno e médio proprietário. O Brasil tem quase 4 milhões e 600 mil proprietários de até 100 hectares. Um cidadão que tem 100 hectares em Santa Catarina, em região produtiva, ganha um bom dinheiro. E está produzindo coisas de qualidade. Os Sem Terra são os maiores produtores de arroz orgânico da América Latina, lá no Rio Grande do Sul. Essa gente se organizou, aumentou a produtividade. Criamos um programa de financiamento, o Pronaf, que aumentou muito. Amanhã volto a Brasília e vamos anunciar o Pronaf para pequenas e médias propriedades rurais da agricultura familiar e investimentos no agronegócio”, explicou.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário