"Este é um projeto de grande dimensão, reunindo cientistas de oito países-membros do BRICS", disse Aleksandr Makarov
Sputnik - A Rússia e o Brasil vão organizar uma expedição científica de circunavegação da Antártica, com uma equipe internacional de cientistas de oito países do BRICS fazendo a viagem no navio Akademik Treshnikov no outono europeu, disse em entrevista à Sputnik o diretor do Instituto de Pesquisa do Ártico e da Antártica russo, Aleksandr Makarov.
"No outono [primavera no Brasil] se iniciará uma expedição russo-brasileira de circunavegação da Antártica. O navio russo partirá para a costa da América do Sul em outubro, com início da expedição previsto para novembro. Este é um projeto de grande dimensão, reunindo cientistas de oito países-membros do BRICS", disse Makarov.
O diretor do instituto não descartou que, junto com o Brasil, seja possível organizar um projeto similar no Ártico no navio resistente ao gelo Severny Polyus (Polo Norte em português).
A plataforma Severny Polyus, que não tem análogos no mundo, foi construída no estaleiro da Admiralteiskie Verfi em São Petersburgo e lançada na água em 2022.
O objetivo da nova plataforma científica resistente ao gelo é proporcionar um reduto móvel e confiável para os cientistas que trabalham no Ártico. Além disso, a embarcação inclui um moderno laboratório, instalações de comunicação e uma área de pouso para helicópteros Mi-8 e Mi-38. O navio tem 83,1 m de comprimento, 22,5 m de boca e um deslocamento de cerca de 10.400 toneladas.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário