quarta-feira, 31 de julho de 2024

Quaest: a aprovação de Lula em PE, GO, PR, BA, SP e MG


Lula, presidente do Brasil. Foto: reprodução

 Nesta quarta-feira (31), a Quaest divulgou uma nova revelando que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma aprovação significativa nos estados de Pernambuco e Bahia. Segundo os dados, 73% dos eleitores pernambucanos e 69% dos baianos aprovam a gestão federal.

A avaliação positiva sobre o terceiro mandato lulista fica divido em Minas Gerais (52%), São Paulo (50%) e Goiás (44%). Dos estados pesquisados, Paraná apresentou a maior rejeição, com 54% reprovando a gestão petista.


Esses índices são superiores à aprovação dos respectivos governos estaduais: em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) tem 53% de aprovação, enquanto na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) é aprovado por 63% dos eleitores.

Os níveis de desaprovação do governo Lula também são baixos nos dois estados. Na Bahia, 29% dos eleitores desaprovam o governo federal, e em Pernambuco, esse índice é de 27%. Em comparação, a desaprovação do governador baiano Jerônimo Rodrigues é de 32%, e da governadora pernambucana Raquel Lyra é de 42%.

A Quaest também avaliou a força dos possíveis candidatos para as eleições presidenciais em 2026. Ao mencionar os nomes, os entrevistados poderiam responder com “poderia votar”, “não votaria” e “não conheço”, além da possibilidade de não responder ou opinar.

Nesse cenário, só em Pernambuco, por exemplo, Lula ficou muito a frente dos outros mencionados, tendo 69% de respostas de quem poderia votar nele, seguido por Haddad, com 29%, e Jair Bolsonaro (PL), com 26%. O ex-presidente, porém, reuniu a maior quantidade de respostas de que não receberia votos: 63% dos participantes.

Considerando a inelegibilidade de Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle (PL), é o nome da direita com a melhor avaliação. Cerca de 20% dos entrevistados votariam nela, mas a rejeição também é grande, com 54% descartando a possibilidade de elegê-la.


Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Júnior (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) foram os outros bolsonaristas citados na pesquisa, mas todos tiveram a margem de “não conhece” como a maioria dos votos em geral.

Porém, Zema e Tarcísio ficariam na frente de Lula nos estados em que governam. Já Ratinho e Caiado têm preferência do público em regiões invertidas. Ou seja: 74% por dos entrevistados de Goiás responderam que votariam no governador paranaense, contra 12% em Caiado.

Já no Paraná, 78% votaria no governador goiano, mas apenas 18% aceitaria votar no filho do apresentador Carlos Massa, o Ratinho.

Gráfico: G1

Em São Paulo, a pesquisa Quaest entrevistou 1.656 eleitores entre os dias 4 e 7 de abril, com uma margem de erro de 2,4 pontos percentuais. Em Minas Gerais, foram ouvidos 1.506 eleitores no mesmo período, com uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais. No Paraná, 1.121 eleitores foram entrevistados, com uma margem de erro de 2,9 pontos percentuais, e em Goiás, 1.127 eleitores participaram da pesquisa, também com uma margem de erro de 2,9 pontos percentuais.

Fonte: DCM


Nenhum comentário:

Postar um comentário