terça-feira, 30 de julho de 2024

Quaest: 29% dos paulistanos votariam em desconhecido indicado por Lula e 20% em candidato de Bolsonaro

 

Um candidato indicado por Tarcísio de Freitas receberia o voto de 25%

(Foto: Reuters | ABR)

Em pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (30), as intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo mostraram um cenário de grande influência política. Segundo os dados publicados pelo g1, 29% dos eleitores paulistanos declararam que votariam em um candidato desconhecido, caso fosse indicado pelo presidente Lula (PT). Este número é consideravelmente superior aos 20% que escolheriam um nome apoiado por Jair Bolsonaro (PL). Já um candidato indicado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), receberia o voto de 25% dos entrevistados.

A pesquisa detalhou também a rejeição dos eleitores em relação aos candidatos apoiados por essas lideranças. No caso de uma indicação de Bolsonaro, 75% afirmaram que não votariam no nome apontado por ele, enquanto 66% rejeitariam um candidato indicado por Lula. A rejeição a um nome apoiado por Tarcísio de Freitas foi de 68%.

O levantamento ainda explorou a opinião dos eleitores sobre alianças políticas. A maioria, 51%, preferem que o próximo prefeito de São Paulo seja um candidato independente, sem alianças com Lula ou Bolsonaro. Apenas 5% dos entrevistados não souberam responder a essa pergunta. Em relação às alianças, 28% dos eleitores apoiam uma aliança com Lula, enquanto 16% são favoráveis a uma aliança com Bolsonaro. 

A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos e realizada pela Quaest, entrevistou 1.002 pessoas, presencialmente, na capital paulista, entre os dias 25 e 28 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-06142/2024.

Fonte: Brasil 247 com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário