É a 5ª alta consecutiva do Índice SumUp do Microempreendedor, que alcançou 107,87 pontos no mês
O Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), que monitora a atividade econômica dos micro e pequenos negócios no Brasil, atingiu 107,87 pontos em junho. Este valor representa um aumento de 6,09% em relação ao mesmo período do ano anterior e uma elevação de 1,25% comparado a maio de 2024. Este é o quinto aumento consecutivo do ISM, segundo o site Poder360. O índice é calculado pela SumUp, uma empresa de soluções de pagamento por cartão.
Em uma análise por estado, São Paulo (105,72 pontos), Rio de Janeiro (106,26), Ceará (105,99) e Minas Gerais (99,61) apresentaram crescimento em junho. Por outro lado, a Bahia (96,14) teve uma queda de 6,29% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.
De acordo com Lilian Parola, diretora de mercados de capitais da SumUp para a América Latina, o resultado reflete a recuperação econômica no período. "Temos observado diversos indicadores econômicos em níveis animadores, especialmente a redução do desemprego. Com mais pessoas empregadas, o consumo e a atividade econômica crescem", afirma Lilian.
O ISM é calculado utilizando um método econométrico que leva em conta fatores como sazonalidade, diferenças demográficas e a participação de cada estado no PIB, além do volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp. Embora o índice avalie o desempenho dos empreendedores clientes da SumUp, a ampla distribuição geográfica desses clientes permite medir a atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores em todo o Brasil.
Fonte: Brasil 247 com informações do site Poder 360
Nenhum comentário:
Postar um comentário