terça-feira, 2 de julho de 2024

“Mais um dia de ataque especulativo ao real e o Banco Central segue de braços cruzados”, critica Gleisi


“O bolsonarista Campos Neto deve estar aplaudindo o ataque que ele mesmo desencadeou”, afirma a presidente do PT

Gleisi Hoffmann e Roberto Campos Neto (Foto: ABr)

 A presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), voltou a criticar a atuação do Banco Central nesta terça-feira (2). Ela questionou a inoperância da instituição em meio ao ataque especulativo que resulta na desvalorização do real frente ao dólar, que chegou a ser cotado em R$ 5,68 pela manhã. “Mais um dia de ataque especulativo ao real e o BC segue de braços cruzados, sem fazer as operações de compra e ‘swap’ necessárias nesse momento. Irresponsáveis!”, escreveu em sua conta no X.

Gleisi também disse que o presidente do banco, Roberto Campos Neto, foi quem começou o ataque especulativo, falando sobre os gastos do governo federal. “Aliás, o bolsonarista Campos Neto deve estar é aplaudindo o ataque que ele mesmo desencadeou, falando o que não podia sobre questões fiscais. Mas a moda na mídia é botar a culpa nas falas do Lula”, lamentou.

O presidente Lula (PT) voltou a criticar o mercado financeiro, nesta terça-feira (2), em entrevista à Rádio Sociedade, na Bahia, ao afirmar que existe “um jogo de interesses especulativos contra o real nesse país”. “O mundo não pode ser vítima de mentiras. A gente não pode inventar as crises. Vou te dar um exemplo: na semana passada eu dei uma entrevista no UOL. depois da entrevista, alguns especialistas começaram a dizer que o dólar tinha subido por conta da entrevista do Lula. E fomos descobrir que o dólar tinha subido 15 minutos antes da minha entrevista. É um absurdo. Obviamente que me preocupa essa subida do dólar. É uma especulação”, disse o presidente. “Tenho conversado com as pessoas o que a gente vai fazer. Eu estou voltando [a Brasília], quarta-feira vou ter uma reunião, porque não é normal o que está acontecendo”, afirmou mais à frente.

 

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário