quarta-feira, 10 de julho de 2024

Lula repreende ministro em evento público e cobra responsabilidade sobre Comitê de Inclusão Social (veja vídeo)

 Lula cobrou a presença de ministros, e não de subalternos, nas reuniões e disse que cabe a Márcio Macêdo garantir que isso ocorra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez nesta quarta-feira (10) uma cobrança pública ao ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) durante um evento no Palácio do Planalto, exigindo que ele assuma responsabilidade pelo Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica (CIISC). Em seu discurso, Lula criticou a gestão do comitê e a própria sigla: “Companheiro Márcio, é preciso que você assuma a responsabilidade desse CIISC, nunca vi uma sigla chamada CIISC”, afirmou.


Márcio Macêdo tem enfrentado desgaste interno no Palácio do Planalto, com Lula já o tendo repreendido publicamente em outras ocasiões. A declaração desta quarta-feira ocorreu durante a quarta reunião do CIISC, que foca em ações de inclusão social e econômica para catadores de materiais recicláveis.


Lula expressou preocupação com a eficácia das reuniões interministeriais, destacando que muitas vezes são enviados representantes de segundo ou terceiro escalão em vez dos ministros titulares. “Primeiro, é preciso que, quando tenha essa reunião, todos os ministros que fazem parte têm que participar, Márcio. E você tem a responsabilidade de pegar o telefone e ligar para cada ministro”, disse o presidente.


Lula enfatizou a importância de uma comunicação direta e eficaz, criticando a dependência excessiva de mensagens eletrônicas. “É importante que [você, Márcio] pegue o telefone e ligue para o pessoal”, afirmou. O presidente ressaltou a necessidade de seriedade para garantir o sucesso na implementação e utilização dos recursos disponibilizados, visando gerar mais empregos e fortalecer as cooperativas.


Após o evento, os ministros Macêdo e Marina Silva (Meio Ambiente) conversaram com jornalistas, minimizando a repreensão de Lula. Macêdo explicou que o comitê atualmente não prevê a participação dos titulares das pastas, mas que fará ajustes para incluir os ministros, atendendo à demanda do presidente. “O presidente tem dito a todos os ministros que todos os investimentos anunciados sejam monitorados para que aconteçam na prática. Então, o que ele disse hoje é uma determinação que ele vem dando a todos nós”, declarou Macêdo.


Marina Silva apoiou as declarações de Macêdo, afirmando que Lula estava falando de maneira geral e não se dirigindo especificamente a nenhum ministro. “O presidente estava falando em tese, não estava se referindo especificamente a nenhum ministro. Ele estava se referindo ao fato de que, uma vez reestabelecido esse conselho, essa comissão interministerial, ela funcione no mais alto nível de prioridade que ele está colocando”, disse.


Sobre a reciclagem, Marina destacou que apenas 3% dos municípios brasileiros realizam reciclagem hoje, com um índice elevado apenas em relação ao alumínio (97%). “O que nós queremos é atingir um volume incomparavelmente maior do que essa capacidade que temos, que é enorme, mas está sendo subutilizada”, afirmou a ministra.


Fonte: Agenda do Poder com informações da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário