Repórter do Estadão foi hostilizado por participantes do evento de extrema-direita. Reprodução
Durante a Cpac, evento da direita realizado em Balneário Camboriú (SC) e que reúne aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), jornalistas da CNN Brasil e do jornal O Estado de S. Paulo foram hostilizados por apoiadores de Bolsonaro. A repórter da CNN Brasil, Isadora Aires, foi expulsa do centro de convenções no domingo (7).
Isadora Aires estava gravando imagens dentro do local quando foi confundida com uma repórter da TV Globo. A multidão de bolsonaristas começou a gritar “Globolixo” e entoar “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. Sem sofrer agressões físicas, a jornalista deixou o local e procurou ajuda da Polícia Militar, que fazia a segurança do evento.
O incidente ocorreu fora do auditório principal, mas o barulho foi tão alto que o apresentador do evento teve que pedir para as pessoas se acalmarem e se concentrarem na programação oficial. As críticas à imprensa foram constantes nas palestras, embora em tom menos agressivo. No sábado (6), o deputado federal Mário Frias (PL-RJ) também gritou “Globolixo” durante sua palestra.
Outro episódio de hostilidade ocorreu no sábado, quando o repórter do jornal O Estado de S. Paulo, Pedro Augusto Figueiredo, foi empurrado e seguido após perguntar para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro sobre o caso das joias. Michelle respondeu: “Que joias? Você tem que perguntar para quem ficou com as joias. Eu não sei de nada”.
Após a pergunta, o repórter foi empurrado por apoiadores de Bolsonaro e seguido por um grupo de homens. Um deles deu outro empurrão no ombro de Figueiredo, fazendo-o se desequilibrar. Um dos homens que acompanhavam o repórter pediu para os outros se afastarem, permitindo que Figueiredo retornasse ao auditório.
O evento reuniu apoiadores de Bolsonaro, parlamentares e convidados internacionais como o presidente argentino Javier Milei e o ex-candidato à presidência do Chile José Antonio Kast. A conferência, que teve início no sábado, se encerrou no domingo.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário