domingo, 14 de julho de 2024

João Campos, do Recife, é o prefeito mais seguido nas redes sociais; Paes é o segundo

 Foram analisados perfis no Instagram, X e TikTok dos prefeitos de 26 capitais

O prefeito de Recife, João Campos (PSB), é o líder absoluto entre os prefeitos das capitais brasileiras nas redes sociais, com um 2,92 milhões de seguidores. O pernambucano de 30 anos está à frente do carioca Eduardo Paes (PSD), 54 anos, que possui 1,48 milhão de seguidores, e do paulistano Ricardo Nunes (MDB), 56 anos, com 865.089 seguidores.


Este levantamento, realizado pelo Poder360, analisou os perfis no Instagram, X (antigo Twitter) e TikTok dos prefeitos das 26 capitais brasileiras, com dados atualizados até a última quinta-feira (11.jul.2024).


Chamado de “meu prefeito” nas redes sociais, até por quem não vota no Recife, Campos é seguido por 2,4 milhões de contas no Instagram, onde também registra números altos em suas publicações. No TikTok, ele é acompanhado por 432,3 mil perfis. Entretanto, no X, o pessebista tem uma presença mais modesta, com 51.826 seguidores, cifra semelhante à de prefeitos menos conhecidos.


Paes lidera no X


Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, se destaca no X, onde é o mais popular com 745.895 seguidores. Paes utiliza uma estratégia de comunicação focada em interações bem-humoradas com os usuários, o que impulsiona sua popularidade na plataforma.


Veja o ranking:


A análise do Poder360 revela ainda que, quando se compara o número de seguidores com o tamanho da população das cidades, João Campos continua liderando. Com 1,96 seguidores por habitante, ele se mantém à frente dos prefeitos de outras capitais. Recife, com uma população de 1,49 milhões de pessoas, é a oitava maior capital do Brasil.


Na outra ponta, os prefeitos de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), de 77 anos, e de São Paulo, Ricardo Nunes, têm desempenho modesto nas redes sociais em comparação com o tamanho da população das suas cidades. Ambos participam das redes sociais, mas não alcançam a mesma proporção de seguidores por habitante que Campos.


A popularidade de João Campos nas redes sociais reflete sua capacidade de engajamento com os eleitores e sua influência digital, destacando-se como um exemplo de uso eficaz das plataformas digitais na política.


Fonte: Agenda do Poder com informações de Poder 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário