segunda-feira, 29 de julho de 2024

Itamaraty barra participação de embaixadora do Brasil em reunião com Maduro

 

Brasil aguardará mais informações para reconhecer resultado das eleições na Venezuela

Lula e Nicolás Maduro (Foto: Ricardo Stuckert/PR | REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria)

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil vetou, nesta segunda-feira (29), a participação da embaixadora brasileira em Caracas em uma reunião convocada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, após o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela proclamar sua vitória, destaca a CNN Brasil.  O governo brasileiro ainda não reconheceu oficialmente o resultado das eleições.

A missão brasileira, liderada pelo assessor internacional da Presidência da República, Celso Amorim, que estava prevista para retornar ao Brasil na segunda-feira (29), estendeu sua estadia em Caracas até terça-feira (30). Amorim afirmou ao jornal O Globo que o Brasil ainda não possui elementos suficientes para validar a reeleição de Maduro, conforme anunciada pelo CNE na noite de domingo (28).

Amorim, em busca de uma avaliação imparcial, pretende consultar observadores internacionais, analistas locais e manter diálogos com outros governos estrangeiros. Em conversas já realizadas, destacou a necessidade de transparência no processo eleitoral, enfatizando a importância das atas verificadas para reconhecer o resultado do pleito.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse, em nota divulgada nesta segunda-feira], que “acompanha com atenção o processo de apuração” das eleições venezuelanas e que “nesse contexto, a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.  

Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário