quinta-feira, 11 de julho de 2024

Ipec confirma alta na aprovação do governo Lula: avaliação de 'ótimo' e 'bom' chega a 37%


Em março, o índice de aprovação era de 33%. Resultados do Ipec confirmam os dados positivos para o governo revelados pela pesquisa Quaest

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A aprovação do governo do presidente Lula (PT) apresentou um crescimento de quatro pontos percentuais nos últimos meses, conforme revela a pesquisa Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) divulgada nesta quinta-feira (11) pelo g1. O índice de avaliação positiva, que era de 33% em março deste ano, subiu para 37%. Paralelamente, a avaliação negativa do governo oscilou de 32% para 31%, permanecendo dentro da margem de erro.

Avaliação do governo:

  • Ótima/Boa: 37%
  • Regular: 31%
  • Ruim/Péssima: 31%
  • Não Sabe/Não Respondeu: 2%
Em março, as avaliações positiva e negativa estavam tecnicamente empatadas. Agora, a diferença entre elas é de 6 pontos percentuais.

O aumento mais expressivo na aprovação do governo ocorreu entre os moradores da região Nordeste, onde a avaliação positiva saltou de 43% para 53%. Também houve um crescimento significativo entre aqueles com renda familiar mensal de até um salário mínimo, subindo de 39% para 48%.

A avaliação "ótima" ou "boa" de Lula é mais acentuada entre os eleitores que declararam voto no presidente em 2022 (66%), moradores da região Nordeste (53%), pessoas com 60 anos ou mais (48%), eleitores com menor nível de escolaridade (48%), quem possui renda familiar de até um salário mínimo (48%) e católicos (44%).

Em contrapartida, a avaliação "ruim" ou "péssima" é mais comum entre eleitores que votaram em Jair Bolsonaro na eleição de 2022 (61%) e evangélicos (39%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 8 de julho, com a participação de 2 mil pessoas com 16 anos ou mais, residentes em 129 municípios de todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Brasil 247 com informações do g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário