quinta-feira, 11 de julho de 2024

'Falei que ela precisa medir as palavras', diz Benedita após Zambelli pedir desculpas por chamá-la de Chica da Silva

 

"Disse que ela precisava medir as palavras e que não poderia impedir que minha bancada tomasse providência jurídica ou política, como aconteceu", disse Benedita da Silva

Deputada Benedita da Silva (PT-RJ) (Foto: Pablo Valadares /Câmara dos Deputados)

A deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) encontrou-se com a colega Benedita da Silva (PT-RJ) para se desculpar por tê-la chamado pelo nome da ex-escravizada Chica da Silva durante uma live. A atitude de Zambelli levou o PT a acionar a Corregedoria da Câmara e a Procuradoria-Geral da República (PGR) por racismo.

Benedita, uma figura de destaque na política brasileira e defensora dos direitos dos negros, disse ao jornal O Globo que aceitou o pedido de desculpas, mas ressaltou a importância de "medir as palavras". Ela afirmou que não poderia impedir que sua bancada tomasse medidas jurídicas ou políticas.

“Ela foi me pedir desculpas, e eu disse que ela precisava medir as palavras e que não poderia impedir que minha bancada tomasse providência jurídica ou política, como aconteceu”, disse Benedita. “Estamos aguardando os resultados (das representações) e não quero mais alimentar essa conversa”, completou. 

Zambelli, por sua vez, confirmou o pedido de desculpas e descreveu a conversa. "Fui conversar com a Benedita para dizer que havia trocado os nomes sem querer", explicou. Ainda segundo ela, Benedita teria respondido que “para ela era uma honra ter sido chamada pelo nome de uma mulher tão forte e determinada". 

Além disso, Benedita aconselhou Zambelli a evitar criar novos inimigos. “Pedi desculpas, ela aceitou e disse, me aconselhando: 'Carla, eu nunca falei no seu nome, você podia tentar não arranjar novos inimigos. Eu concordei”, destacou a bolsonarista

Durante o encontro, Zambelli também reclamou da falta de apreciação de seus projetos de lei pela Secretaria da Mulher da Câmara, coordenada por Benedita. Ela mencionou que Benedita prometeu verificar a situação dos projetos, mas não houve retorno até o momento.

Após as falas de Zambelli durante a live, o PT do Rio divulgou uma nota condenando a fala e acusando a deputada de racismo. Ministros como Silvio Almeida (Direitos Humanos) e Anielle Franco (Igualdade Racial) também criticaram a citação e expressaram apoio a Benedita.

Chica da Silva, uma escravizada alforriada, tornou-se uma figura proeminente na sociedade colonial de Minas Gerais do século 18, simbolizando a ascensão social e o poder de uma mulher negra naquela época. 

Benedita foi deputada constituinte, senadora, ministra de Estado, governadora e vice-governadora, e hoje conduz também a Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados e atua como vice-coordenadora da primeira Bancada Negra da Câmara.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário