"Nós ganhamos. É fundamental que as autoridades respeitem", disse Gonzalez
O candidato presidencial da oposição venezuelana, Edmundo Gonzalez Urrutia, se autoproclamou na noite desta segunda-feira (29) presidente da Venezuela antes da divulgação das atas eleitorais pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), e apesar de a autoridade já ter anunciado a reeleição do presidente Nicolás Maduro.
“Quero dizer a todos, com total responsabilidade para todo o povo venezuelano, que a vontade que foi expressa ontem por meio do voto vai ser respeitada. Este é o único caminho para a paz. Nós temos em mãos as atas das urnas que demonstram o nosso triunfo (...) Quero agradecer à comunidade internacional pela sua solidariedade, pelo apoio à Venezuela (...). Nós ganhamos. É fundamental que as autoridades respeitem a vontade das urnas. O anúncio prematuro do resultado sem auditoria não é uma demonstração de liderança responsável”, disse Urrutia em um evento da campanha.
No mesmo evento, a líder oposicionista venezuelana, Maria Corina Machado, declaroua vitória de Urrutia nas eleições de domingo (28) com 73% dos votos, e alegou ter 100% das atas eleitorais.
Mais cedo nesta segunda-feira, o CNE declarou Maduro como vencedor após o candidato de 61 anos assegurar 51,2% dos votos, com 80% das urnas apuradas.
Posteriormente, o chefe do Ministério Público da Venezuela, Tarek William Saab, afirmou que o CNE deve publicar “nas próximas horas” as atas eleitorais que mostram o resultado de cada uma das mais de 30 mil mesas de votação.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário