segunda-feira, 22 de julho de 2024

Depois de São Paulo e São Bernardo, Lula deve participar de mais duas convenções de candidatos a prefeito

 

Presidente poderá viajar ainda a Fortaleza e a Belo Horizonte para lançar aliados à disputa. Roteiro sinaliza as prioridades de Lula nestas eleições

Lula e Guilherme Boulos (Foto: Ricardo Stuckert)

Após marcar presença nas convenções dos candidatos em São Paulo e São Bernardo do Campo no sábado (20), o presidente Lula (PT) planeja comparecer a apenas mais dois eventos desse tipo. Uma das cidades deverá ser Fortaleza, capital do Ceará, informa o jornal O Globo.

A convenção que deve oficializar a candidatura de Evandro Leitão pelo PT em Fortaleza está agendada para 4 de agosto, embora a data possa ser ajustada para facilitar a presença de Lula. A escolha de Fortaleza reflete a estratégia do presidente em reforçar a campanha petista em uma capital nordestina de grande importância. O objetivo do PT é evitar a reeleição de José Sarto (PDT), aliado de Ciro Gomes, e enfrentar a candidatura forte de Capitão Wagner (União Brasil). No Ceará, o PT governa com Elmano de Freitas.

Paralelamente, petistas mineiros estenderam um convite para que Lula participe da convenção de Rogério Correia, candidato do PT em Belo Horizonte (MG). No entanto, a presença do presidente nesse evento ainda não está confirmada pela equipe do Palácio do Planalto.

Já está evidente que a prioridade de Lula neste ano no campo eleitoral é eleger Guilherme Boulos (Psol) em São Paulo. Durante a convenção de Boulos, Lula destacou que a vitória do aliado seria um marco para impedir que “fascistas voltem a governar o país”.

Antes de participar da convenção de Boulos no sábado, Lula esteve em São Bernardo do Campo, cidade que marcou o início de sua trajetória política como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e onde viveu até 2021. No município, o PT lançou a candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, irmão do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, com o ex-prefeito Willian Dib, do PSB, como vice.

A presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, na convenção é vista como uma estratégia para minimizar o desgaste do PT em São Bernardo, atualmente governada pelo PSDB, com Orlando Morando. 

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário