Deputado baiano tem o apoio do grupo formado por 161 parlamentares e oito partidos à sua candidatura à presidência da Câmara
O deputado Elmar Nascimento (União-BA), aliado próximo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), está prestes a assumir a liderança do maior bloco da Casa, conhecido como "blocão do Lira", a partir de agosto. A informação foi confirmada por parlamentares do bloco e por aliados de Elmar ao G1.
O bloco, composto por oito partidos – União Brasil, Progressistas, a federação PSDB-Cidadania, PDT, Avante, Solidariedade e PRD – reúne 161 deputados. Aliados de Elmar vêem a liderança como um sinal de seu crescente protagonismo na disputa pela sucessão de Lira na presidência da Câmara.
Elmar tem conseguido ampliar seu apoio além de seu partido, União Brasil, recebendo sinalizações positivas do PDT e do PSB. A aliança com o PSB foi fortalecida após o União Brasil declarar apoio a candidatos do partido nas eleições municipais de São Luiz (MA) e Recife (PE).
A liderança do bloco é rotativa a cada dois meses, mas há especulações de que Elmar possa permanecer no cargo até fevereiro, quando ocorrerá a eleição para a Mesa Diretora. No entanto, essa permanência ainda não está definida.
Apesar de seu crescimento, Elmar enfrenta resistências dentro de sua bancada na Bahia e dentro do próprio União Brasil, que tem sido apelidado de "Desunião Brasil" devido às divergências internas. Alguns governistas também mostram resistência, já que o União Brasil é visto como independente e não necessariamente alinhado ao governo.
Além de Elmar, outros candidatos surgem na disputa, incluindo Marcos Pereira (SP), do Republicanos, e Antônio Brito (BA), do PSD, atual líder do segundo maior bloco da Casa, que reúne 147 deputados.
Fonte: Brasil 247 com ifnormações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário