sexta-feira, 5 de julho de 2024

Datafolha mostra disputa acirrada e empate técnico em São Paulo: Nunes tem 24% e Boulos, 23%

Em terceiro lugar, embolados, estão: José Luiz Datena (11%), Pablo Marçal (10%), Tabata Amaral (7%) e Marina Helena (5%)


A mais recente pesquisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (5), sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo mostra estabilidade nas intenções de voto, com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) liderando, com 24% e 23%, respectivamente. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que configura um empate técnico.


Em terceiro lugar, há também um grupo tecnicamente empatado: o apresentador José Luiz Datena (PSDB) com 11%, o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) com 10%, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) com 7%, e Marina Helena (Novo) com 5%.

Mais atrás, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) aparece com 3%. Na lanterna, com 1%, estão João Pimenta (PCO), Fernando Fantauzzi (DC) e Altino (PSTU). Entre os eleitores, 10% declaram votar em branco, nulo ou em ninguém, enquanto 3% ainda não decidiram seu voto.


Comparado ao levantamento anterior do Datafolha, realizado no fim de maio, Nunes e Boulos mantiveram suas posições, com Nunes assumindo uma ligeira vantagem numérica.

A pesquisa atual entrevistou 1.092 eleitores entre os dias 2 e 4 de julho. Encomendada pela Folha de S.Paulo, a pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-001178/2024.


A pesquisa espontânea, onde os eleitores indicam suas preferências sem uma lista de candidatos, também mostra estabilidade: Boulos tem 14%, Nunes 8%, “o atual prefeito” 3%, Marçal 3%, Datena e Tabata 2%, e Kim 1%. Um total de 55% dos entrevistados ainda não sabe em quem votar.


Com a abertura da temporada de convenções partidárias marcada para 20 de julho, as discussões sobre as candidaturas devem se intensificar. As convenções definirão os candidatos até 5 de agosto. Entre os pré-candidatos, os nomes de Datena e Kim são considerados os mais incertos: Datena, devido ao seu histórico de desistências, e Kim, porque seu partido, União Brasil, provavelmente apoiará Nunes, a menos que haja uma mudança significativa envolvendo o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite.


O Datafolha também simulou um cenário sem Datena e Kim. Nesse caso, a ordem dos candidatos não se altera significativamente: Nunes lidera com 26%, seguido por Boulos com 25%, Marçal com 12%, Tabata com 9% e Marina Helena com 7%.


Fonte: Agenda do Poder com informações da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário