segunda-feira, 22 de julho de 2024

Contra Lula, Lira pressiona Haddad a implementar austeridade fiscal

 

Presidente tem se manifestado firmemente contra a revisão de gastos que afetem benefícios sociais e a Previdência

Arthur Lira e Fernando Haddad (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, tem pressionado o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a focar em medidas de controle e redução de gastos públicos, ao invés de se concentrar no aumento das receitas. Lira e outros parlamentares buscam conter o déficit fiscal e acreditam que a estratégia de Haddad para aumentar a arrecadação não será suficiente para equilibrar as contas do governo. Essa pressão é vista como uma tentativa de impor uma política de austeridade fiscal mais rígida, contrariando o desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de manter os gastos sociais e previdenciários. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Lula, por sua vez, tem se manifestado firmemente contra a revisão de gastos que afetem benefícios sociais e a Previdência. Em resposta às sugestões de cortes e ajustes, Lula reforçou a importância da política de reajuste anual do salário mínimo, uma de suas principais bandeiras políticas. Ele argumenta que o aumento do salário mínimo é essencial para a proteção social.

A tensão entre as demandas de austeridade de Lira e a postura de Lula cria um impasse no governo. Enquanto Lira argumenta que é necessário revisar a indexação dos benefícios ao salário mínimo e ajustar as despesas com saúde e educação para controlar o déficit, Lula e sua equipe focam no aumento das receitas como solução.

Fonte: Brasil 247 com informações dojornal O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário