terça-feira, 30 de julho de 2024

“Confiamos no trabalho do órgão eleitoral”, diz Gleisi sobre eleições na Venezuela

 

Presidente do PT diz que não é função do partido cobrar do país a divulgação das atas eleitorais

Gleisi Hoffmann (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta terça-feira (30) à jornalista Andréia Sadi, do G1, que confia no trabalho do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano. O órgão eleitoral declarou a vitória do presidente Nicolás Maduro nas eleições do último domingo (28). Gleisi também classificou a nota emitida pelo PT sobre o resultado das eleições da Venezuela como “moderada” e “nada efusiva”.

A deputada também declarou que o partido não irá se omitir sobre o resultado, mas que não é função de um partido político cobrar de um país a divulgação das atas eleitorais. “Não somos Estados nem justiça eleitoral”, disse. Gleisi Hoffmann também informou que não conversou com o presidente Lula (PT) sobre a nota.

Segundo o CNE, Maduro teve 51,2% dos votos, superando o candidato da oposição, Edmundo González, que teve 44%. Os resultados eleitorais estão sendo questionados pela direita venezuelana, que afirma ter vencido a disputa com mais de 70% dos votos. A nota divulgada pelo PT reconhece a reeleição de Maduro e destaca a importância do diálogo para superar a crise na Venezuela. "Importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais", diz a nota do PT.

Fonte: Brasil 247 com informações da jornalista Andréia Sadi, do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário