O primeiro dia da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) 2024, em Balneário Camboriú (SC), destacou-se por discursos que enalteceram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como a principal liderança da direita brasileira.
Houve críticas indiretas a governadores que se apresentam como pré-candidatos à Presidência em 2026 e pedidos para eleger políticos de direita nas eleições municipais deste ano.
Embora o evento tenha contado com a participação de várias figuras da extrema-direita nacional e internacional, a mensagem foi de que não há espaço para outros nomes como substitutos para 2026. No ano passado, Bolsonaro foi declarado inelegível por oito anos pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O evento termina neste domingo, com a presença do presidente argentino Javier Milei.
Na sua primeira declaração pública desde que foi indiciado pela Polícia Federal, junto com outras 12 pessoas, por desvio de joias do acervo presidencial, Bolsonaro afirmou, no discurso de abertura, que está “pronto para ser sabatinado sobre qualquer assunto” pela imprensa. “Estou à disposição por duas horas para discutir sobre tudo, qualquer assunto, ao vivo, sem manipulações e sem edições”, afirmou.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) destacou que busca seguir exemplos do ex-presidente em sua gestão em São Paulo, como medidas para impedir invasões de terra, investimentos no combate ao crime organizado e a criação de escolas cívico-militares.
Em sua fala, pediu que todos os presentes se atentem para as eleições municipais de 2024, que irão definir o tom do pleito federal.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário