Galípolo assumirá temporariamente a liderança da instituição até 19 de julho
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, iniciou suas férias e designou Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária e indicado por Lula, como presidente interino da instituição. Segundo o regimento interno do Banco Central, o presidente tem o direito de escolher um substituto durante suas ausências. A informação é de Valdo Cruz, no g1.
Em recente entrevista, Lula chamou Galípolo de “menino de ouro”, mas frisou que ainda é cedo para decidir quem indicará para ser o futuro presidente do BC.
Galípolo assumirá temporariamente a liderança do BC até 19 de julho, período que coincide com a ausência de Campos Neto, cujas férias começaram oficialmente nesta quarta-feira (3). No entanto, Galípolo já estava à frente do BC desde 28 de junho, quando Campos Neto viajou a Lisboa, Portugal.
Durante aproximadamente três semanas, o Banco Central estará sob a gestão de alguém indicado por Lula, criando um cenário interessante à luz das recentes críticas do ex-presidente a Campos Neto. Lula tem sido um crítico contundente do presidente do BC, acusando-o de viés político e prejudicial ao país, especialmente em relação à política de juros.
Para Lula, a economia brasileira atual, com inflação sob controle, justifica uma redução na taxa básica de juros, atualmente em 10,5%, para estimular investimentos.
Fonte: Agenda do Poder com informações do g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário