sexta-feira, 12 de julho de 2024

Bolsonaro recebeu 9.158 presentes durante seu mandato; veja lista

 

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Isac Nóbrega/Planalto

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu 9.158 presentes durante seu mandato, entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022.

Os itens foram catalogados pelo seu ex-assessor, Marcelo Câmara. Os itens que o ex-mandatário mais recebeu foram camisas e camisetas, somando 2.274 peças: foram 449 camisas de futebol, 253 camisas polo e 79 camisas sociais, entre outras variações do traje.

O inventário de encerramento do acervo privado presidencial, obtido pelo Estadão em setembro do ano passado, é mencionado no inquérito da Polícia Federal (PF). Na última semana, Bolsonaro foi indiciado pelos crimes de peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Além de itens comuns como bonés, canecas, bandeiras, terços, gravatas, imagens de santos e calendários, o inventário inclui itens inusitados como uma palmatória de madeira com a inscrição “Mamãe Custódia – Homem Violento”. O objeto era tradicionalmente usado para castigos por pais e professores.

Durante a pandemia de Covid-19, apesar da resistência em usar máscaras, Bolsonaro recebeu 245 máscaras de proteção, além de uma pistola de vacinação veterinária nas cores verde e amarelo. 

O ex-chefe do Executivo foi presenteado com 77 artigos relacionados ao preparo de chimarrão, 8 adereços indígenas e 43 artesanatos. Presentes exóticos como um ovo de avestruz pintado, conjuntos de armas medievais em placas e um “talit” (acessório religioso judaico) também foram recebidos.

Bolsonaro também ganhou 74 facas, 10 canivetes, 2 pistolas, 2 munições, 2 estojos e uma miniatura de arma.

Relógios, conjuntos de joias, colares e pulseiras também fazem parte da lista, com alguns desses itens supostamente desviados pelo ex-presidente e aliados. 

O inventário, com 1.126 páginas, detalha itens como um relógio Rolex, que foi vendido junto com outro da marca Patek Philippe por US$ 68 mil. Em março de 2023, o advogado Frederick Wassef foi enviado aos Estados Unidos para recuperar este bem.

O documento não especifica quais itens foram para o acervo público ou privado, apenas descrevendo os objetos e seu estado de conservação. A maioria está em “bom” estado, enquanto 82 itens estão em “regular” conservação e dois presentes em “sofrível” condição: um relógio de disco de vinil e um boné com “manchas de sujeira e desgaste na área frontal da aba”.

Além disso, Bolsonaro também recebeu 46 presentes com a imagem ou nome da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, como quadros, placas, canecas, bonecos, azulejos, chaveiros e relógios de parede.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário